orcamento@artservengenharia.com.br

Av. Casa Verde, 2190 - Casa Verde | São Paulo

+55 11 3858-9569

Blog

Fique por dentro das notícias, curiosidades e novidades.

Materiais diferentes para usar em projetos de coberturas. Isso funciona?

Materiais diferentes para usar em projetos de coberturas. Isso funciona?

Apesar de normalmente se usar a mesma tipologia de material na estrutura e na cobertura de um prédio, muitos clientes têm optado pelo uso de materiais diferentes como forma de reduzir os custos de uma obra. Atualmente, projetos que misturam cobertura metálica com estrutura pré-moldada em concreto são mais comuns, principalmente porque a oscilação no preço dos materiais acaba, muitas vezes, encarecendo o empreendimento.

No entanto, quando os dois materiais são usados juntos, é preciso um elemento que interligue o sistema de concreto com o aço: a terça metálica. O projeto é viável, atende com eficiência as necessidades do cliente, mas com isso ele precisará lidar com 3 empresas diferentes: a da cobertura, a da estrutura e a da terça metálica.

Em um caso como esse é preciso se perguntar como ficam as atribuições de cada fornecedor. Afinal, eles terão de atuar em conjunto e, se todos não tiverem o mesmo comprometimento, a obra pode enfrentar problemas. Esse é um ponto importante porque os contratos referentes à execução de serviços ou obras de Engenharia estão sujeitos à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), um instrumento legal que define os limites da responsabilidade das empresas.

Pensando nisso, a ArtServ, que possui 20 anos de experiência na instalação de coberturas e fechamentos, tem buscado formar parcerias estratégicas, de forma técnica, com empresas do mercado da construção civil industrializada. O objetivo é assegurar responsabilidade na qualidade e execução de uma obra e oferecer aos clientes as melhores condições comerciais, preços competitivos, agilidade e cumprimento de prazos.

  Sexta-feira, 1 de Março de 2019